Os benefícios de trabalhar no mundo virtual 3D

sl01

Empresas (como a IBM, a Northrop Grumman, a Intel e a CIGNA-vielife e organizações governamentais como a Naval Undersea Warfare Center e a National Oceanic and Atmosphere Administration) estão trabalhando no Second Life e lucrando com seus imensos benefícios para os negócios. Elas se utilizaram das vantagens dos mundos virtuais e continuam a expandir seus investimentos iniciais.

Unir equipes dispersas

Atualmente, a maioria das organizações possui mão-de-obra distribuída. Os funcionários estão espalhados por diversas filias localizadas em países ao redor do mundo. E eles vêm buscando cada vez mais trabalhar de maneira mais flexível, de casa ou durante viagens. Os mundos virtuais unem, em um único espaço, todas as suas equipes separadas. Um espaço onde eles podem aprender, explorar novas ideias, ter sessões de brainstorming e tomar decisões em um contexto ambiental envolvente e compartilhado.

Reduzir o tempo e os custos associados a viagens

Nos dias de hoje, todos buscamos cortar custos. Reduzir o orçamento com viagens é uma das formas mais simples de economizar. Em vez da inconveniência e despesa de viajar, é muito mais eficiente em termos de tempo e orçamento fazer uma reunião em um espaço de trabalho virtual, no qual as equipes podem se comunicar por meio de conversa com voz, conversa de texto e colaboração.

Aumentar a criatividade e a inovação

Os mundos virtuais permitem que as equipes gerenciem interações complexas e colaborem em tempo real em um ambiente 3D envolvente para criar protótipos de novas ofertas. Por exemplo, em vez de sentar e assistir a uma apresentação sobre um novo produto, você pode circular e fazer alterações ou aprimoramentos, antes de efetivamente empregar o tempo e a despesa necessários em protótipos físicos. Ou, em vez de ler sobre procedimentos de evacuação de emergência, você pode simular vários cenários — enquanto envia e recebe feedback — para ajudar funcionários a aprender vivenciando uma situação real de emergência em um ambiente completamente seguro e sem riscos.

Aprimorar a colaboração e comunicação

Os espaços de trabalho virtuais são ambientes que propiciam a comunicação pois oferecem conversa com voz, áudio, conversa de texto e interações 3D. Também é possível fazer praticamente tudo o que você faria em uma reunião real com ferramentas de negócios e produtividade que permitem compartilhar documentos, apresentações e quadros brancos virtuais com facilidade. Além disso, há outros aplicativos que ajudam você a aproveitar todas as vantagens dos espaços virtuais, como votação do público, mapas mentais colaborativos 3D e ferramentas de brainstorming criativo.

Trabalho “mais ecológico”

Cuidar do meio ambiente por meio da redução da emissão de carbono deixou de ser apenas uma boa idéia — é uma obrigação de empresas e governos no mundo todo. Reduzindo a necessidade de viagens e se reunindo em um espaço de trabalho virtual, as organizações evitam que a emissão de grandes quantidades de carbono polua o meio ambiente. Apesar de os mundos virtuais precisarem de energia para manter computadores e servidores, o impacto ambiental é mínino por comparação. A Intel recentemente publicou um estudo de caso sobre os centros de dados do Second Life e validou essa afirmação.

Saiba mais sobre as soluções do Second Life

No Second Life, você pode organizar reuniões e eventos, conduzir sessões de treinamento ou criar simulações e protótipos no ambiente principal do Second Life ou no espaço do Second Life que fica atrás do seu firewall. Saiba mais sobre nossas soluções e como podemos ajudá-lo com inovação e colaboração e a reduzir suas despesas com viagens.

sl02

O que nos diferencia dos outros?

Criado pela Linden Lab, o Second Life foi lançado em 2003 e desde então não parou de crescer, tornando-se o líder do mundo virtual — detentor de 90 por cento do mercado —, uma empresa lucrativa, estável e em crescimento. Dezoito milhões de pessoas, de mais de 150 países, estão cadastradas no Second Life, uma solução de trabalho no mundo virtual escolhida por centenas de empresas, governos e instituições de ensino.

O Second Life oferece às organizações o mundo virtual mais flexível, sofisticado e avançado que existe atualmente.

  • O maior: Se o Second Life fosse um lugar físico, teria uma área de 1,8 milhão de quilômetros quadrados, que é aproximadamente o tamanho de Houston, no Texas.
  • O mais flexível: Diferentemente de muitas outras empresas de mundos virtuais, o Second Life permite que você crie várias soluções dentro do mesmo ambiente. Por exemplo, você pode ter um espaço virtual para reuniões, um grande centro de conferência, uma simulação de treinamento e um espaço de reunião social, tudo na mesma região.
  • O conteúdo mais sofisticado: Qualquer pessoa no Second Life pode criar conteúdo e isso é fácil de fazer. Nos últimos seis anos, os residentes do Second Life criaram um inventário de mais de 4 bilhões de itens virtuais, incluindo espaços de trabalho e móveis padrão, avatares, ferramentas de colaboração e produtividade etc. Na verdade, a economia interna do Second Life é tão cheia de vida que as transações entre usuários superaram US$ 360 milhões em 2009, o que faz do Second Life um dos maiores hubs de conteúdo gerado por usuários no mundo.
  • A melhor rede de provedores de soluções: Desde sua criação, em 2006, o Programa Provedor de Solução do Second Life cresceu até incluir mais de 250 organizações de todo o mundo que oferecem serviços de estratégia, design, construção e marketing a organizações interessadas em criar um ambiente de trabalho virtual personalizado. Recentemente lançamos o Programa Gold, que é o primeiro desse tipo na indústria. O programa escolheu 31 empresas que consistentemente apresentam altos níveis de satisfação dos clientes, um histórico comprovado de desenvolvimento de projetos bem-sucedidos no Second Life e experiência demonstrada em trabalhar com empresas do mundo real.

sl03

O desafio atual

Todos podemos sentir. O clima econômico, ambiental e empresarial atual exerce enorme pressão sobre empresas e governos para cortar custos, inovar mais rapidamente e trabalhar de maneira mais ecológica. E essas necessidades empresariais estão levando organizações progressistas a explorar tecnologias emergentes que permitam que equipes distribuídas ao redor do planeta se comuniquem, colaborem, aprendam e criem de maneira mais eficiente. Os mundos virtuais solucionam muitos dos desafios que essas organizações encontram.

Os mundos virtuais criam valor comercial real

Além das nossas histórias de sucesso que descrevem como nossos clientes se beneficiaram com o Second Life, a ThinkBalm recentemente publicou um relatório, “ThinkBalm Immersive Internet Business Value Study, Q2 2009?, que prova o valor dos mundos virtuais em toda a indústria. Eles fizeram uma pesquisa com 66 praticantes da Internet imersiva altamente qualificados e realizaram 15 entrevistas minuciosas; suas descobertas confirmaram que as empresas obtiveram um retorno significativo sobre seus investimentos no mundo virtual. Para obter mais detalhes, leia o que foi dito no blog deles sobre esse tópico, baixe o relatório completo de 36 páginas ou visite ThinkBalm Data Garden na ilha da ThinkBalm no Second Life, onde você pode experimentar os resultados em um ambiente envolvente e interativo.

sl04

Os mundos virtuais são a melhor alternativa à interação interpessoal

O Second Life é a melhor coisa depois de se encontrar pessoalmente, o que é geralmente preferível, mas nem sempre possível devido a restrições orçamentárias ou geográficas. Os mundos virtuais oferecem duas grandes vantagens em relação a outras tecnologias de colaboração: persistência e presença. Ambientes persistentes permitem que equipes trabalhem juntas e retornem mais tarde, individualmente ou em equipe, pois o espaço estará sempre disponível. Isso é especialmente útil quando membros de uma equipe trabalham em fusos horários diferentes e precisam trabalhar de forma assíncrona no mesmo projeto. O conceito de presença é um pouco mais difícil de entender até que você o tenha experimentado. Quando você está em um mundo virtual, realmente parece que você está lá. E também sabe que todos à sua volta sentem o mesmo. Se você vê alguém no Second Life, então ele está presente, envolvido e compartilhando experiências com você, assim como em um ambiente físico de trabalho.

Uma verdadeira tecnologia de interação social

Juntas, a persistência e a presença podem criar um fenômeno de “descontração” com o qual nenhuma outra tecnologia de colaboração pode competir. Além de atividades de trabalho mais tradicionais, como reuniões e treinamento, as equipes também podem socializar e fazer novos contatos. Embora o valor comercial seja menos tangível do que outros tipos de atividades de trabalho, todos sabemos que fortalecer relações de trabalho e trocar informações em conversas informais pelos corredores pode ser incrivelmente valioso. Em um evento recente da IBM, os participantes da conferência tomaram “cervejas virtuais” e se distraíram em jetskis e voos livres virtuais. Todos se divertiram muito e compartilharam uma experiência sobre a qual ainda conversam.

Outra ferramenta na sua lista de opções de tecnologia de colaboração

É claro que as tecnologias de teleconferência, compartilhamento de apresentações baseadas na Web e videoconferência são importantes ferramentas de colaboração que empresas usam todos os dias para que equipes globais e móveis trabalhem juntas e se mantenham em contato. Quando comparado diretamente a outras tecnologias, o Second Life permanece sendo um acréscimo atraente para a sua lista de opções de tecnologias de colaboração. Cada tecnologia tem vantagens e desvantagens.

  • Teleconferências são úteis pois não têm tantos requisitos tecnológicos (qualquer um tem um telefone), mas usar um telefone não é uma maneira muito eficiente de realizar uma reunião. É sempre difícil saber quem está falando e acompanhar a descrição de conceitos visuais.
  • Apresentações baseadas na Web e ferramentas de compartilhamento de desktop são eficientes quando poucas pessoas precisam transmitir uma apresentação para um grande público, mas são limitadas como meio de brainstorming, planejamento, simulação ou visualização.
  • Videoconferências permitem que você veja seus colegas, mas a qualidade dessas reuniões é geralmente irregular e ainda não dão a sensação de um ambiente compartilhado, o que é especialmente útil para atividades de treinamento, simulação e elaboração de protótipos.

© Linden Research, Inc. / Second Life®

Fonte: Second Life Work