Nokia – #bigFAIL

O José Antonio Oliveira (foto da própria Nokia no Nokia Camp 2009) , dono do excelente blog NokiaBR, veio a público – em outro blog – contar o que aconteceu com seu blog original:

Como muitos de vocês repararam, o blog NokiaBR saiu do ar desde o dia 05/01/2010, dia em que recebi uma notificação extrajudicial do escritório de advocacia responsável por defender as marcas da Nokia.
A notificação exigia, dentre outras coisas, que eu cancelasse imediatamente o domí­nio do blog. Ora, o simples fato de cancelar um domínio sem poder nem apontar para outro lugar, ainda que temporariamente, enterra qualquer site ou blog. E, infelizmente, assim foi feito no mesmo dia da notificação.

Eu não sei se esse escritório é brasileiro, imagino que não. Talvez a Nokia Brasil nem esteja sabendo disso, já que é uma empresa gigante e muito estratificada. Agora sabe :) Mas havemos de concordar que é um tiro no próprio pé em termos de marketing. E pior, uma tremenda injustiça com uma pessoa que há 3 anos postava conteúdo de excelente qualidade, reforçando a divulgação da marca e seus produtos, inclusive comparecendo e cobrindo eventos da empresa!

Há algum tempo o mesmo se sucedeu com a Palm, que procurou todos os blogs e sites com “Palm” no nome, pelo mesmo motivo. A comunidade se revoltou e fez um rebuliço, até a Palm entender que que não valia a pena sujar-se entre seus consumidores, na época, tão fiéis e apaixonados.

Acho que podemos fazer o mesmo aqui. Vamos divulgar em nossos blogs, Twitters, Orkuts, Facebooks etc. O NokiaBR já é praticamente um patrimônio dos blogs de tecnologia móvel brasileiros, e eu ia sentir uma imensa falta. E ia pensar duas vezes antes de comprar qualquer coisa da marca…

Então, aí vai meu recado:

Nokia, seus advogados já tem trabalho suficiente correndo atrás dos clones chineses. Tirar do ar um blog que só divulgava a empresa é perda de tempo… espero que vocês pensem melhor na burrada que estão fazendo, além de ganhar a antipatia dos fãs da marca.

fonte: Garota Sem Fio

Um grande abraço ao amigo @Javsmo e estamos torcendo para que a Nokia Brasil resolva esse equívoco!