Pesquisa com números do Twitter no Mundo

No nosso primeiro relatório sobre o Twitter publicado em Junho do ano passado, uma das áreas que foram exploradas foram a de países e cidades aonde o Twitter estava sendo usado. Não foi surpresa encontrar quase dois terços dos usuários únicos (62,1%) dos Estados Unidos, em seguida, um poco distante o Reino Unido em 2º lugar e o Canadá em 3º lugar.

Devido ao grande crescimento do Twitter nos últimos 6 meses, queriamos ter um novo olhar sobre o uso global e verificar se houve alguma alteração importante. Para verificar esses números novos, exploramos o nosso repositório do Twitter entre meados de Outubro e meados de Dezembro de 2009, em termos de localização (país/cidade) e da atividade em geral (com usuários frequentes do twitter).

Sobre a localização em termos de países, a diferença mais significativa foi o grande crescimento de usuários únicos no Brasil com (8,8%), um aumento de mais de 4x se comparado com os 2% em Junho. Os outros grandes crescimentos em usuários únicos foram: Indonésia que pulou dos 0,5% para 2,4% e Alemanha de 1,5% para 2,5%.

Enquanto isso, nos Estatos Unidos teve uma queda de 62,1% se comparada a pesquisa de junho, chegando aos atuais 50,8% do total de usuários únicos do twitter em todo o mundo. Isto sugere que o uso do Twitter fora dos EUA tem tido um grande crescimento de usuários.

Aqui está uma tabela mostrando os usuários únicos do Twitter em todo o mundo a partir de 16 de Outubro de 2009 à 16 de Dezembro de 2009. Nós exploramos 13 milhões de contas únicas de usuários ativos neste período.

(Nota: Nessa nova pesquisa, constatamos que quase ninguém está utilizando a nova API de geo-localização que o Twitter lançou em Agosto do ano passado. Apenas 0,23% das contas analisadas já estavam com a nova API ativada. Para determinar a localização de um usuário que não estivesse usando o geo-localização, o Sysomos usou uma tecnologia proprietária para inferir a localização do usuário com base no que o usuário descreveu em sua localização em sua biografia do Twitter).

Abaixo, a tabela do relatório com a pesquisa de Junho de 2009:

Além de olhar o número de usuários únicos do Twitter em todo o mundo, também exploramos o “break-down” geográfico com base no número total de tweets para determinar se havia diferenças entre os dois.

As maiores alterações estão dentro dos EUA, que representaram 50,9% de usuários únicos do Twitter e 56,6% do total de tweets, sugerindo que os usuários americanos são mais ativos do que muitos usuários ao redor do mundo.

Tweets do Reino Unido representaram 8,1% do total e com 7,2% de usuários únicos, enquanto o número de tweets dos Brasileiros é de 6,73% e os usuários únicos é de 8,79% do total.

Também olhamos as principais cidades nas quais o Twitter é utilizado. Em 1º está Londres (2,08%), em 2º Los Angeles (1,63%), em 3º São Paulo (1,47%), em 4º Nova York (1,44%) e em 5º está Chicago com (1,2%) dos usuários únicos do Twitter.

A tabela abaixo mostra as principais cidades em números de Tweets. Nova York ocupa o primeiro lugar com 2,37% do total de tweets no mundo. Comparando com a tabela acima, constatamos que os nova-iorquinos são muito ativos no Twitter.

Para mais informações sobre este relatório do Twitter, confira no ReadWriteWeb.

Fonte: Blog Sysomos