Microsoft – 5ª edição do Prêmio Educadores Inovadores

A Microsoft abre inscrições para a 5ª edição do Prêmio Educadores Inovadores

A Microsoft vai receber até o dia 02 de julho projetos de educadores da rede pública brasileira para a quinta edição do Prêmio Educadores Inovadores que tem como objetivo reconhecer os melhores projetos educacionais que utilizam a tecnologia para aperfeiçoar o processo de ensino e de aprendizagem. O anúncio do início das inscrições foi comunicado durante o Fórum Educadores Inovadores em Rede que reuniu os 18 professores brasileiros reconhecidos nas quatro primeiras edições do Prêmio no dia 19 de março na sede da Microsoft. A iniciativa é parte dos esforços da Microsoft em cidadania corporativa no Brasil. A iniciativa é parte dos esforços da Diretoria de Educação da Microsoft, um dos pilares de sustentação dos trabalhos de cidadania corporativa da empresa no Brasil.

“Na Microsoft procuramos investir em ações que colaborem com a qualidade de ensino no País por meio da tecnologia e tenham um impacto positivo nos três pilares chave da Educação: escolas, educadores e estudantes”, comenta Emílio Munaro, Diretor de Educação da Microsoft Brasil. “Acreditamos que a tecnologia tem um potencial significativo para multiplicar as possibilidades didáticas que o professor utiliza e colabora para a motivação dos alunos.

Os educadores premiados no Brasil participam de uma etapa regional (América Latina) e, se classificados, disputam a etapa mundial do prêmio. Em sua última edição, o Prêmio Educadores Inovadores avaliou mais de 700 projetos e dois brasileiros foram premiados na etapa mundial que, dessa vez, ocorreu em Salvador, na Bahia, em novembro do ano passado. Este ano, a expectativa da Microsoft é receber mais de 1000 projetos para avaliação até 02 de julho.

O educador carioca, Guilherme Hartung, reconhecido em 2009 nas etapas nacional e regional do Prêmio comenta sobre o impacto do projeto na instituição de ensino onde leciona: “Temos a certeza de que o projeto contribuiu, relevantemente, no aprendizado de todos os alunos envolvidos. Para 2010 o projeto segue e com muitas novidades.” Segundo o educador, a visibilidade do prêmio também entusiasmou os estudantes e gestores escolares para a continuidade do projeto “Com o resultado nos concursos: Microsoft Educadores Inovadores 2009, etapa nacional (1º lugar na categoria colaboração) e latino-americana (3º lugar na categoria conteúdo) e Prêmio do Instituto Claro, Novas formas de Aprender 2009 (categoria vivência) e com a divulgação na mídia de nosso projeto, os alunos ficaram extremamente orgulhosos e a comunidade escolar teve um aumento sensível de sua auto-estima,” explica.

O Prêmio Educadores Inovadores vai avaliar projetos em cinco categorias: inovação em colaboração, inovação em conteúdo, inovação em comunidades, educador inovador (é escolhido pelo voto popular) e educador inovador escolas técnicas ( a categoria contempla apenas professores de TI do ensino técnico ).

O regulamento detalhado e ferramenta para inscrição dos projetos estão disponíveis no site: http://www.educadoresinovadores.com.br