Review: Sony Ericsson Xperia X10

Depois de algum tempo tentando conseguir alguns modelos com a Android para review aqui no BigSense, chegaram dois modelos ao mesmo tempo no Big QG. Portanto, nesta semana teremos o review do Sony Ericsson Xperia X10 e na semana seguinte o review do HTC Magic.

Desde já quero frisar que nunca havia tocado num celular com sistema operacional Android. Quem me conhece sabe que sou fã declarado da dupla “dinâmica” Symbian + Nokia e que atualmente possuo um Nokia N97, mas confesso estar muito impressionado com o OS Android e suas qualidades/vantagens perante ao moribundo Symbian.

Sony Ericsson Xperia X10:

Com certeza, um aparelho completo. É impressionante a sua leveza em relação ao Nokia N97 (talvez por não ter um teclado qwerty físico). Se você precisa de tudo sincronizado, o pacote Google (gmail, google talk, calendário, android market) é o ideal. E se ainda precisar de uma câmera para tirar fotos dos amigos em algum momento de descontração, esse aparelho vem com uma super câmera de 8 mega pixels! A tela é coisa de outro mundo, capacitiva com resolução 480×854 de 4″ com um super brilho.

A versão do sistema operacional Android é a 1.6 com 384MB de memória RAM e 1GB de memória interna, incluindo cartão microSD de 8GB (aceitando expansão de até 32GB). Já existem usuários na torcida para que a Sony Ericsson atualize sua versão para 2.0/2.1 (Eclair) ou até mesmo para a mais recente 2.2 (Froyo).

A câmera de 8.1 megapixels com certeza é uma das melhores que já vi em um celular, nas opções de fotos, você pode escolher o formato padrão (4:3) ou o formato widescreen (16:9 caindo um pouco a qualidade para 6MP). Traz flash LED, reconhecimento de faces, geo-tagging, detecção de sorriso e ainda filma em qualidade WVGA (800×480) com 30 frames por segundo.

Seu processador Qualcomm Snapdragon de 1GHz deixa tudo muito rápido na telona e ainda permite rodar tudo ao mesmo tempo sem dar aquelas travadinhas, facilitando também a vida das novas ferramentas chamadas Timescape e Mediascape (ferramentas próprias de customização da Sony Ericsson que deixa ainda mais prático e simples o uso do aparelho com tudo em uma tela só. Sistema muito parecido com o da Motorola – Motoblur). O Timescape reune suas chamadas perdidas, mensagens SMS, atualizações dos seus amigos em suas contas do Facebook e Twitter. O Mediascape centraliza todas as suas “mídias” em uma só tela também (suas fotos, seus vídeos e suas músicas).

No quesito GPS, o Xperia X10 traz o GPS incorporado com o Google Maps e o Wisepilot, o qual ajuda a encontrar o caminho para o seu destino. E para incluir informações de local às suas imagens, use a função de geo-tagging.

A bateria de lítio de 1500 mAh suporta até 400 horas em standby e/ou 10 horas de conversação.

Qualidade das fotos:

Xperia X10 - foto do celular 6mp widescreen Xperia X10 - foto do celular 6mp widescreen Xperia X10 - foto do celular 6mp widescreen Xperia X10 - foto do celular 8.1mp standard

Qualidade de vídeo:

Pontos fortes:

  • Agilidade,  sincronização com os serviços da Google;
  • Sem travamentos que precise reiniciar o aparelho;
  • Android Market sem perguntas/confirmações para instalação de certos programas estilo Symbian;
  • Super câmera de 8.1 mega pixels;
  • Ferramentas Timescape e Mediascape;
  • Hardware muito bem acabado, com uma leveza impressionante e sua super tela capacitiva de 4″;

Pontos fracos:

  • Falta de um teclado Qwerty físico (não me adapto aos teclados virtuais, talvez por ter os dedos grandes);
  • Versão 1.6 do Android, sem previsão de atualização para as últimas versões disponíveis;
  • Falta de filmagem em HD (720p)

Conclusão:

O Xperia X10 da Sony Ericsson é um celular de dar inveja a qualquer um de seus amigos geeks! A facilidade de uso do OS Android e a sincronização de praticamente tudo satisfaz os usuários mais exigentes, sem dúvida. A super câmera possui uma qualidade incrível no quesito fotos, a captura de vídeo poderia ser melhor.

Álbum completo com fotos no Flickr:

sony ericsson xperia x10 sony ericsson xperia x10sony ericsson xperia x10sony ericsson xperia x10

sony ericsson xperia x10sony ericsson xperia x10

Para obter mais informações sobre o Sony Ericsson Xperia X10, clique aqui.

Related Posts with Thumbnails