Blogosfera brasileira está em 4º lugar

Os blogs já foram tidos como o suprasumo da internet há sete anos. Desde então vêm caindo em popularidade com o surgimento de outras plataformas como Twitter e a popularização das redes sociais. Mesmo assim, eles são uma fonte cada vez mais importante de informações para internautas de todo o mundo. A empresa de análise de tráfego online Sysomos decidiu, então, entender quem são e de onde vêm os blogueiros. Para isso, analisou 100 mil posts e traçou um perfil interessante da blogosfera. E neste universo, o Brasil aparece como o quarto país em termos de números de blogueiros.

O Brasil responde por 4,19% do total, logo à frente do Canadá, que vem em quinto com 3,93%, e logo atrás do Japão, que tem 4,88%. Em primeiro lugar isolado está os Estados Unidos, com 29,22%. O Reino Unido vem em segundo, com 6,75%.

O estudo ainda mostra como os blogueiros se dividem por gênero e idade. E aqui surge uma surpresa: pensa que os homens são mais afeitos à tecnologia e, portanto, dominam o universo dos blogs? Pelo menos na blogosfera, a guerra dos sexos está bem equiparada. E quem lidera são as mulheres, com 50,9% do total.

Também é curioso que a geração mais nova tenha crescido com a internet, mas não esteja à frente da maioria dos blogs. Em termos de idade, o grupo predominante são aqueles com idades entre 21 e 35 anos, com 53% do total. São aqueles que cresceram durante a “revolução dos blogs”, há sete anos. Aqueles com menos de 20 anos vem em segundo com 20,2%, pouco à frente da faixa etária que vai de 36 a 50 anos de idade, que soma 19,4%.

Fonte: Tecneira