Movimentos, movimentos e mais movimentos!

No meu primeiro post aqui no BigSense, vou começar voltando um pouco no tempo… No começo da década de 90 eu passava noites assistindo Zillion na “TV Gazetinha” e achando o máximo assistir ao JJ, Champs e Apple com aquelas armas e princialmente os Tri-Charger! Pra quem não sabe (ou não se lembra), Zillion – Akai Kodan Jirion – é um anime da década de 80 que fez grande sucesso da época e foi criado originalmente para divulgar brinquedos da SEGA (aqui no Brasil pela Tec Toy). O principal deles era a pistola Light Phaser, do Master System.
Guardadas as devidas proporções, considero a Light Phaser o pai de toda essa nova geração de “joysticks” (se é que podemos chamar assim) dos consoles da geração atual.
O Wii foi o primeiro a ressucitar essa maneira de jogar, claro que com uma solução muito melhor resolvida, embora causando alguns danos pelas TVs mundo a fora. Recentemente chegou em oficial o Microsoft Kinect, a princípio para o Xbox 360, mas que é tão fácil de modificar que está sendo usado até em emuladores de Super Nintendo e tantos outros jogos de várias plataforma (existe até uma adaptação sendo feita para Second Life, tenho até medo de imaginar o que vem por aí, principalmente por que os boatos da Microsoft comprar a Linden Lab que é a criadora do metaverso pra mim parece como querer trazer o Second Life para o Xbox 360 e de certa forma bater de frente com o Home do PS3).
O Kinect é o topo do segmento, e a Sony, na minha modesta opinião, acaba chegando meio apagada com o PlayStation Move. Fica parecendo que é uma cópia do Wii para PS3, e nada mais.
Acho interessante acompanhar essa evolução, pois no caso do Wii suas vendas explodiram e com o tempo começaram a cair. A tendência é acontecer o mesmo com o Kinect, que já explodiu em vendas. O Playstation Move acredito ser uma incógnita, pois a plataforma PS3 em sí não costuma ter players que adotem essa tecnologia. O tempo vai dizer se essa tendência “Minority Report” vai realmente seguir firme e forte ou se daqui algum tempo a bolha vai explodir. Façam suas apostas e digam o que acham! 🙂

[]’s
@RodFelex