Nokia fecha parceria com Microsoft

Nokia e Microsoft anunciam planos para criação de um ecossistema móvel global

Empresas planejam combinar forças e desenvolver produtos móveis inovadores, em uma escala sem precedentes

Londres, 11 de fevereiro de 2011 – A Nokia e a Microsoft anunciaram hoje planos para criar uma parceria global estratégica, que irá complementar suas forças e habilidades, para criar um novo ecossistema móvel.

Nokia e Microsoft pretendem se unir para criar produtos e serviços móveis líderes, que ofereçam aos consumidores, operadoras e desenvolvedores oportunidades únicas. Enquanto cada empresa irá focar em seus negócios principais, a parceria iria fornecer uma oportunidade de execução muito mais rápida. Adicionalmente, Nokia e Microsoft também planejam trabalhar juntas para integrar funcionalidade e criar serviços completamente novos, enquanto aumentam sua gama de produtos e serviços já estabelecidos para novos mercados.

Dentro da parceria proposta:

  • A Nokia adotaria o Windows Phone como sua principal estratégia de smartphones, inovando em ares como fotografia, em que é líder de mercado.
  • A Nokia iria auxiliar e conduzir o futuro do Windows Phone. Iria contribuir com seu conhecimento em design de hardware, suporte a vários idiomas, e levar o Windows Phone a uma extensa gama de faixas de preço, segmentos de mercado e regiões.
  • A Nokia e a Microsoft trabalhariam juntas para colaborar em inovações e em um plano para evolução dos produtos moveis no futuro.
  • O Bing seria utilizado em ferramentas e serviços da Nokia, dando aos consumidores acesso a uma nova geração de mecanismos de busca. O Microsoft AdCenter iria prover serviços de busca patrocinada na linha de produtos e serviços Nokia.
  • Nokia Mapas se tornaria parte principal do serviço de mapas da Microsoft. Por exemplo, os mapas seriam integrados dentro dos resultados de busca do Bing e na plataforma AdCenter, para formar uma experiência de busca patrocinada única.
  • A extensa lista de acordos de billing que a Nokia tem com operadoras iria facilitar o acesso dos consumidores aos serviços do Windows Phone em locais onde o uso de cartão de crédito ainda é pequeno.
  • As ferramentas de desenvolvimento da Microsoft seriam usadas para criar aplicativos que rodem em aparelhos Nokia Windows Phone, permitindo aos desenvolvedores acessar um ecossistema de alcance global.
  • A loja de aplicativos e conteúdos da Nokia seria integrada ao Microsoft Marketplace, para uma experiência mais completa do consumidor.

“Atualmente, desenvolvedores, operadoras e consumidores querem aparelhos móveis mais completos, que incluam não só o produto em si, mas os softwares, serviços, aplicativos e suporte ao cliente, que juntos criam uma ótima experiência”, afirmou Stephen Elop, presidente e CEO da Nokia, durante evento em Londres. “Nokia e Microsoft irão unir forças para entregar um ecossistema móvel sem concorrentes, com escala global. Agora, é uma corrida com três cavalos no páreo”.

“Estou muito animado com essa parceria com a Nokia”, afirma Steven A. Ballmer, CEO da Microsoft. “Ecossistemas são experiências únicas quando conduzidas com velocidade, inovação e escala. A parceria que anunciamos hoje oferece incrível escala, uma larga experiência em inovação em software e hardware, além de uma habilidade provada de execução.”

O que eu achei?