TOP100 – Brandz ranking 2011

 

 

Após quatro anos de domínio do Google, a Apple alcançou o topo do ranking de marcas mais valiosas do mundo. Conforme o BrandZ Top100, feito pela consultoria Millward Brown, a marca de Steve Jobs vale 153 bilhões de dólares, contra 111 bilhões da gigante de buscas.

Desde 2006, quando o ranking foi lançado, a marca Apple se valorizou 859%, segundo o jornal Financial Times, em ritmo comparável à capitalização da empresa que liderou a renovação do mercado de aparelhos móveis, com seu iPhone e seu Ipad. Só no ano passado, o crescimento foi de 84%, enquanto o Google recuou 2%.

Outras quatro empresas de tecnologia aparecem entre as dez marcas mais valiosas: a IBM, em terceiro, com valor de marca estimado em 101 bilhões; a Microsoft, em quinto, com 78 bilhões; a AT&T, com 70 bilhões; e a China Mobile, com 57 bilhões.

O índice BrandZ leva em conta a contribuição do prestígio da marca para o faturamento da empresa, sua estimativa de crescimento, a percepção do consumidor, entre outros fatores. Confira abaixo o ranking das 10 marcas mais valiosas:

  • 1 – Apple – US$ 153,3 bilhões
  • 2 – Google – US$ 111,5 bilhões
  • 3 – IBM – US$ 100,8 bilhões
  • 4 – McDonald’s – US$ 81,0 bilhões
  • 5 – Microsoft – US$ 78,2 bilhões
  • 6 – Coca-Cola – US$ 73,8 bilhões
  • 7 – AT&T – US$ 69,9 bilhões
  • 8 – Marlboro – US$ 67,5 bilhões
  • 9 – China Mobile – US$ 57,3 bilhões
  • 10 – GE – US$ 50,3 bilhões

[via veja]

 

Outros rankings trazidos pela pesquisa:

  • O TOP20 das que mais cresceram em 2011 – Facebook lidera com “avassaladores” 246%!

 

  • TOP8 das mais valiosas empresas da América Latina: Petrobras liderando, e o Brasil com 6 empresas do total de 8.

Você pode baixar o relatório completo [aqui!]