Brazapp traz os aplicativos mobile para o SMS

Já pensou em criar um aplicativo para iPhone ou Android? E se o aplicativo pudesse funcionar em qualquer aparelho celular ou smartphone, ou em qualquer sistema mobile? Aí que entra a Brazapp. Aquela ação da agência que no planejamento se pensou no uso de SMS e não foi pra frente por causa da burocracia e o tempo necessário para ser aprovada por todas as operadoras, agora ficou muito viável, mais fácil e prático com a Brazapp!

A ferramenta, criada pela MJV Tecnologia e Inovação, permite que qualquer pessoa desenvolva aplicativos, conectando-se facilmente às operadoras de telefonia do Brasil. A MJV Tecnologia e Inovação, empresa de consultoria especializada em tecnologia, integração mobile e inovação, acaba de desenvolver a Brazapp, uma plataforma mobile que permite a qualquer pessoa desenvolver um aplicativo SMS e ainda ser remunerado por isso. Todo aplicativo criado na Brazapp passará pelo crivo da MJV Tecnologia e Inovação a fim de evitar que conteúdos indevidos sejam desenvolvidos na plataforma. Após análise, o aplicativo ficará exposto no site Brazapp.

A Brazapp estará disponível através de todas as operadoras, ou seja, os públicos – desenvolvedores e empresas – interessados em utilizar a ferramenta, terão acesso universal ao envio de mensagens pelo celular e não terão restrição com nenhuma empresa de telefonia, já que a MJV tem contrato com as companhias e facilitará a relação deles com o público em geral. “Com a Brazapp, o processo é menos burocrático, é necessário apenas se cadastrar no portal e utilizar as ferramentas. É uma forma de democratizar a utilização do SMS”, explica o diretor da MJV Tecnologia e Inovação, Ysmar Vianna, lembrando ainda que a utilização da plataforma é gratuita.  A meta da MJV Tecnologia e Inovação é registrar mais cinco mil aplicativos já no primeiro ano da plataforma. “Estamos fazendo parcerias para alcançar esse marco e estamos abertos a parceiros que possam aumentar o número de aplicativos, sejam desenvolvedores, clientes ou financiadores para o desenvolvimento dos aplicativos”, afirma Vianna.

Mais um diferencial do projeto é que os aplicativos serão hospedados na nuvem da internet, o cloud computing, que torna o serviço ainda mais acessível para qualquer cidadão do Brasil. Segundo informações levantadas pela MJV Tecnologia e Inovação, no Brasil, no ano de 2010, foram contabilizados 200 milhões de celulares para 190 milhões de pessoas. No entanto, apesar do crescimento das vendas dos smartphones do País, apenas 3% dos usuários acessam a internet pelo aparelho, os 97% restantes utilizam a ferramenta de mensagens de texto. Desta forma, a estimativa é que até 2013, no mundo, o tráfego de SMS chegue a 10 trilhões.

Uma pesquisa recente da empresa CloudTalk, especializada em comunicação, revelou que realizar chamadas pelos smartphones não é uma das atividades mais comuns de serem feitas pelos usuários americanos, tanto que apenas 43% deles fazem.  Na frente das ligações estão os envios de mensagem de texto, e-mail e bate-papo nas redes sociais. Um motivo para que as ligações não sejam a principal atividade é que de acordo com os entrevistados, elas são “muito demoradas e invasivas”. Além disso, nove em dez pessoas afirmaram que preferem o uso de SMS.

Vídeo demonstra como funciona a ferramenta:

 

Mais informações sobre a ferramenta você encontra no Fórum, no Facebook ou pelo Twitter @brazappsms.