Teste: novo Ford Focus Hatch Titanium

A Ford disponibilizou ao BigSense para teste, durante cinco dias, o novo Focus Hatch na versão Titanium 2.0 Powershift com Pacote Plus. O teste foi realizado na viagem de férias para Recife e Porto de Galinhas. Sem mais delongas, vamos às impressões sobre o carro.

Novo Ford Focus Hatch Titanium 2.0 Plus

Logo no primeiro encontro com o carro, percebi que a empresa deu uma boa melhorada no visual exterior do modelo, deixando-o com uma cara mais esportiva. Esta é a terceira geração do Focus no Brasil, o lançamento foi realizado no final de 2013. E essa versão chega com atraso por aqui de mais ou menos 3 anos se comparado ao seu lançamento nos EUA e Europa.


Galeria com fotos tiradas no testeFlickr.

 

Esse atraso, fez com que o novo Focus chegasse sem a nova identidade visual da companhia, identificada pela generosa grade dianteira que faz lembrar os modelos da Aston Martin, já aplicada ao Ecosport, Fusion e New Fiesta. No Focus, a “cara” nova ainda não tem data certa para chegar ao país.

 

O interior do veículo é bastante confortável nos bancos dianteiros, mas o espaço do banco traseiro fica comprometido quando o motorista tem mais de 1,80m. O porta-malas do modelo também não é muito grande não, duas malas e mais umas sacolas logo lotaram o compartimento de bagagens.

 

O motor 2.0 Duratec Direct Flex, é o primeiro motor flex do mundo a receber injeção direta de combustível. Com duplo comando variável de válvulas e sistema de partida a frio, entrega 178 cv. Um beberrão com certeza, ele marcou em média nos testes na cidade e na estrada 9 Km/L com gasolina.

 

O desempenho tanto na parte da direção, como na segurança e no torque, conquistam qualquer motorista. Na cidade ou na estrada, o modelo se mostrou muito potente nas ultrapassagens e reacelaração. Como falam por aí: dá para sentir o carro sempre na sua mão.

 

O novo Focus Hatch conta com uma série de tecnologias embarcadas.  Abaixo, estão listadas todas do modelo que foi testado:

  • Único motor flex com injeção direta de combustível do mundo;

  • Piloto automático e limitador de velocidade eletrônico;

  • Chave com sensores de presença e partida sem chave (Ford Power);

  • Bancos com ajuste elétrico em seis posições;

  • Sistema de estacionamento automático (Active Park Assist);

  • Câmera de ré com linhas de direção e distância;

  • Sensores dianteiro e traseiro de estacionamento;

  • Faróis de xenon com lavador;

  • Iluminação auxiliar em curvas;

  • Luzes diurnas de LED;

  • Teto solar elétrico com abertura e fechamento remoto;

  • Sistema AdvanceTrac com controle eletrônico de tração e estabilidade;

  • Assistente de partida em rampas;

  • Aviso de pressão baixa dos pneus;

  • Controle vetorial de torque;

  • Sync Media System com comandos de voz em português brasileiro;

  • Conexão Bluetooth para celular com A2DP;

  • Entradas USB, auxiliar P2 e RCA para áudio e vídeo;

  • MyFord Touch com sistema de navegação intuitivo;

  • Som Premium da Sony com nove alto-falantes;

 

Destaco quatro que mais me impressionaram, entre todas as tecnologias presentes no modelo:

Chave com sensor de presença

Ideal para quem não sabe onde guardou as chaves do carro na bolsa. Os sensores de presença detectam a chave do Novo Focus e permitem travar ou destravar as portas do motorista e passageiro com um toque na maçaneta. Além disso, o sistema está equipado com partida sem chave, Ford Power, que permite ao motorista dar a partida no motor sem precisar tirar a chave do bolso, apenas apertando o botão.

 

Comandos de voz em português brasileiro com o Sync Media System

Os comandos por voz são uma mão na roda para qualquer viagem ou no uso do dia a dia dentro do veículo. Com ele, é possível solicitar uma ligação para qualquer contato importado anteriormente para memória do sistema ou realizar qualquer ligação falando os números. Ele ainda conta com buscas por localidades no navegador, conexões Bluetooths com diversos dispositivos e outros comandos relacionados ao carro.

 

Central multimídia com monitor touch de 8 polegadas

Como um computador central do carro, o monitor integra todos os comandos por voz ou por meio de touch. O navegador GPS traz uma boa quantidade de mapas e em Recife se mostrou muito bom, com buscas exatas em ambos os comandos e com direções corretas. Já em Porto de Galinhas, precisamos recorrer a ajuda de outro navegador veicular/móvel.

 

“Baliza automática” (Active Park Assist)

Estacionar ou fazer baliza, como queiram… Eu nunca tinha visto o sistema funcionando perto de mim, muito menos, estando ao volante. E nos primeiros testes qualquer um fica de queixo caído. O sistema é bem simples e prático. Você só precisa apertar o botão no painel do carro e acionar a seta para qual lado o carro deverá buscar vagas compatíveis com o seu tamanho. Depois que a vaga é achada, é solicitado ao motorista apenas que ele deixe o carro na posição correta, coloque a marcha na posição de ré e retire as mãos do volante. A baliza então é realizada no piscar dos olhos, bem rápido mesmo. Eu só fiquei com o pé perto do freio para qualquer imprevisto, mas em nenhum dos testes foi necessário acioná-lo.

Veja um vídeo demonstrativo do sistema feito no lançamento do modelo na Argentina:

Pontos positivos:

Muita segurança com 6 airbags;

Freios com discos na frente e atrás com ABS e EBD;

Aviso de pressão baixa dos pneus;

Active Park Assist muito útil e funcional;

Teto solar;

Comandos de voz com português brasileiro;

Transmissão Sequencial PowerShift de 6 velocidades;

Som potente da Sony;

 

Pontos negativos:

Preço salgado;

Consumo de combustível podia ser menor;

Navegador poderia ganhar mais atualizações;

Porta-malas pequeno;

 

Palavras finais

Para quem está buscando um modelo Hatch de ponta com todas as tecnologias do momento, o Focus com certeza pode ser uma das escolhas. O mercado tem muitos concorrentes que trazem outros desenhos e tecnologias parecidas, a escolha pelo conjunto deixa o modelo testado com boas notas em muitos dos quesitos. O Guia Quatro Rodas em um recente comparativo com os modelos da classe, deixou o Focus Hatch no primeiro lugar do pódio.

 

Modelo 2015 foi apresentado nesta última semana no salão de Genebra. Veja na foto abaixo o novo design do modelo que não tem data definida para chegar ao Brasil.

Focus 2015 com nova entrada de ar

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Obrigado à Ford e a sua distribuidora Gran Via em Recife.

Segue a lista com os preços dos modelos:

Hatch

1.6 S câmbio manual: R$ 60.990

1.6 S Powershift (câmbio automatizado de dupla embreagem): R$ 66.990

SE 1.6 câmbio manual: R$ 63.990

SE 1.6 Powershift: R$ 69.990

SE 2.0 Powershift: R$ 72.990

SE 2.0 Powershift com Pacote Plus: R$ 75.990

Titanium 2.0 Powershift: R$ 79.990

Titanium 2.0 Powershift com Pacote Plus: R$ 88.890

Sedan (sem opção de câmbio manual)

2.0 S: R$ 69.990

2.0 SE: R$ 74.990

2.0 SE com Pacote Plus: R$ 77.990

2.0 Titanium: R$ 81.990

2.0 Titanium com Pacote Plus: R$ 89.990