XMA 2014 atraiu os gamers em sua segunda edição da feira

XMA X5 Mega Arena atraiu o mundo dos gamers e seus aficionados na sua segunda edição do evento para assistir campeonatos ao vivo de diversos e-sports. O BigSense acompanhou o evento e traz agora um resumo do que vimos por lá:

O evento ocorreu em São Paulo neste último fim de semana e teve a participação de diversos times profissionais de League of Legends, Combat Arms, Dota 2, Crossfire, Counter-Strike, entre outros. Além dos “e-esportistas”, os gamers podiam jogar todos esses games nos mais de 700 computadores disponíveis na feira. O público compareceu em peso, principalmente no sábado e domingo (últimos dois dias do evento).

Os times de League of Legends foram os mais procurados pelo público da feira. As partidas entre os times INTZ, Kabum! Black, Keyd Stars e paiN Gaming rolaram na tabela do campeonato da BGL League ao longo dos dias da XMA.

Os visitantes da feira puderam assistir aos campeonatos ao vivo direto do evento ou pela Internet, através do canal oficial no Twitch. A estrutura para estas partidas é gigantesca, com super palcos tinham mega telões de LED, palco para os times e os grandes trofeus para os ganhadores. Todas as partidas disputadas no evento contaram com narrações ao vivo dos profissionais que trabalham especialmente com esse tipo de competição.

O público podia também testar e jogar diversos games e demos de jogos ainda nem lançados no Brasil. Um deles era o o Smite, a Arena dos Deuses (uma mistura de MOBA e combates de arena em terceira pessoa). Desenvolvido pela Hi-Rez Studios, o jogo foi lançado oficialmente pela Level UP na XMA. A empresa prometeu ainda uma seletiva brasileira para o campeonato mundial do game que acontecerá em Atlanta, nos Estados Unidos, em 2015.

O Smite promete ser um sucesso por aqui, é uma mistura de jogo de ação e estratégia e já chega todo traduzido e localizado para o Português. O melhor de tudo, o game para PC é gratuito e pode ser baixado direto no site da Level UP. A Hi-Rez também anunciou o lançamento de uma versão do jogo para Xbox One em 2015. Confira um gameplay do Smite:

Um dos stands que chamou a atenção no XMA foi o da NVDIA, uma das patrocinadoras do evento e juntamente com seus parceiros Razer, Avell, Philips e BenQ. O público podia participar de competições e desafios que rolavam diariamente e contavam com computadores potentes para jogarem a vontade games como The Crew, Gauntlet, Demo do Dying Light, entre outros.

A empresa aproveitou o grande palco e telão LED na feira para realizar o lançamento oficial das novas GPUs GeForce GTX 980 e GeForce GTX 970, as primeiras placas de vídeo produzidas com a nova arquitetura Maxwell anunciadas recentemente pela companhia.

A Philips apresentou seu novo monitor com a tecnologia NVIDIA G-SYNC e a Avell trouxe os notebooks mais potentes, que custam por volta dos R$ 10 mil. Os modelos da companhia ficavam a disposição para serem testados com força máxima pelo público em geral.

Leo de Biase, gerente de Marketing e relações públicas da NVIDIA Brasil conversou com o BigSense sobre o evento deste ano.

“A XMA se consolida cada vez mais como o santuário dos gamers de PC, que é a plataforma mais utilizada no mundo. O cenário competitivo nacional cresce cada vez mais e a NVIDIA está sempre apoiando não somente os eventos, mas também os times e os jogadores, entregando para eles a melhor experiência nos games”, completou de Biase.

Os desenvolvedores brasileiros também tinham o seu espaço por lá. Em uma área de 300m2, cerca de 20 empresas/startups exibiam suas produções para o público da feira.

Das equipes de e-sports, a paiN Gaming faturou os campeonatos de Dota 2 e League of Legends. Ao todo, foram quase R$ 10 mil em premiações que a equipe levou pra casa.

A segunda edição do XMA X5 Mega Arena distribuiu ao todo mais de R$ 120 mil em prêmios para os competidores e reuniu mais de 70 mil visitantes.