Teste: Etios Platinum 2015 em viagem de carnaval

Etios Platinum 2015 (Crédito: Victor Nascimento

A Toyota emprestou o novo Etios Platinum 2015 para um teste aqui no BigSense. Aproveitei o feriado do carnaval para fazer uma viagem para Campos do Jordão com o compacto da montadora japonesa. Agora, vamos direto ao ponto, como ele se saiu?

O modelo, topo de linha, se mostrou bem interessante em diversos pontos e somente no quesito espaço do porta-malas, o Hatch ficou devendo. Mas se o modelo for utilizado por uma família pequena, a mala com apenas 270 litros não pesará tanto (vale lembrar que o modelo sedã também conta com nova versão Platinum e com porta malas com 562 litros).

O acabamento desta versão Platinum traz toques de cromado tanto na grade dianteira, como também na parte traseira. Na parte interna, o plástico duro perolizado predomina em todo painel. As rodas de liga leve são de 15 polegadas e ganharam um desenho exclusivo para esta versão. Os bancos contam com um desenho especial e acabamento em couro, presente também no volante.

A usabilidade da central multimídia se mostrou muito boa com uma tela de 7 polegadas com ótima resolução e rápidas respostas ao toque. A versão Platinum traz ainda Navegador, TV Digital, Bluetooth, entrada USB, leitor de DVD, sensor de estacionamento na cor do veículo e câmera de ré com imagens bem nítidas mesmo a noite. A reprodução de arquivos por um pendrive rolou sem engasgos, lendo arquivos .mp3 e .wma.

O espaço interno impressionou a todos os passageiros, mesmo estando com 4 pessoas viajando com malas e mochilas, ninguém passou perrengue em toda viagem. Mesmo o motorista tendo seus 1,90m. A pessoa que viajou logo atrás do banco do motorista também não teve problemas com as pernas.

O motor de 1.5 Flex de 16V, sua carroceria leve e seus 96 cavalos de potência se mostraram um baita conjunto. Tanto nas retas como nas subidas, o motor teve sempre rápidas respostas. A transmissão manual de 5 velocidades está presente em todos os modelos da família Etios 2015. Um ponto falho da montadora, não pensarem nos consumidores que estão buscando um compacto com transmissão automática (a companhia deve trazer uma versão automática em 2016).

A direção com assistência elétrica e uma ótima suspensão bem calibrada, o carro se mostra uma delícia na hora de dirigir. O câmbio é bem leve e preciso nas trocas de marcha. A altura de ruídos internos é baixa, deixando que os passageiros conversem em um tom bem agradável.

Um detalhe que nunca tinha visto em um carro, é o seu porta-luvas com saída de ar-condicionado, bem interessante para se levar alguma comida ou bebida ali dentro. Falando em ar-condicionado, mesmo em um veículo na cor preta, que foi usado no teste, o ar se mostrou muito bom, gelando o compacto bem rápido.

O painel é centralizado e isso é um ponto positivo e negativo ao mesmo tempo. Para quem gosta de um maior espaço para a visão do banco do motorista, vai amar, mas quem não está acostumado com um painel central, vai sempre se ver perdido para encontrar as informações do velocímetro.

O Etios Hatch 2015 é bem econômico! O Inmetro já tinha confirmado a nota máxima “A” no consumo de combustível. Na prática, ele se mostrou realmente bem econômico, fazendo um trajeto com carga máxima de Aparecida até o centro do Rio com apenas meio tanque de combustível, estando ele com gasolina normal e viajando com média de velocidade de 110 Km/h. Na viagem e na cidade ele fez em média 13,8 Km/litro.

A segurança não poderia ficar de fora, a Toyota traz para toda família Etios o air bag duplo frontal e freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem), cinto de segurança com pré-tensionador e limitador de força, direção condicionado, vidros e travas elétricos. Felizmente, não precisei testar nenhum dos itens de segurança em toda viagem!

Obrigado mais uma vez a montadora pelo empréstimo e relembro que as opiniões do teste são únicas e exclusivas do blogueiro.

Os preços da linha Etios 2015 chegam por (podendo haver variações nos valores):

  • Etios Hatchback X: R$ 38.380,00
  • Etios Hatchback XS: R$ 42.620,00
  • Etios Hatchback XLS: R$ 46.220,00
  • Etios Cross: R$ 49.190,00
  • Etios Platinum Hatchback: R$ 49.120,00
  • Etios Sedã: R$ 42.470,00
  • Etios Sedã XS: R$ 45.190,00
  • Etios Sedã XLS: R$ 48.880,00
  • Etios Platinum Sedã: R$ 51.780,00